quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Laptop

Na tarde do dia 27 de setembro, acompanhei, por alguns momentos, os alunos da Escola Arruda da turma 21, das professoras Delta e Cleci, enquanto realizavam uma prova de Português com o uso dos laptops.
As crianças estavam desenvolvendo a prova escrita e consultando no "google" palavras com dificuldades ortográficas, como: ss, rr, pr, br, nh, lh,... e, colocando na prova as palavras encontradas.
Foi uma atividade nova e interessante para os alunos, pois além de exercitar a escrita correta, conheceram
também o significado de novas palavras.

Objetivos da aula:
   *Familiarizar-se com o uso do laptop e google;
   *Realizar atividades de fixação ortográfica;
   *Oportunizar um novo método de avaliação.



domingo, 25 de setembro de 2011

Hora do Recreio

       A hora do recreio na Escola Arruda não é muito diferente das outras escolas... Também acontecem frequentes quedas, esbarrões, brigas, boladas e empurrões.
       Porém, esse ano, lembrando o projeto que vem sendo trabalhado "Viver e Conviver Bem", fizemos parceria com a professora Ângela de Educação Física e alguns alunos do turno da manhã, pensando em oportunizar as crianças das séries iniciais a participar de "recreio dirigido" , atividades elaboradas e orientadas pelos colegas da própria escola.
       Essas atividades aconteceram durante alguns dias dos meses de julho e agosto e envolveram oficinas de maquiagem, tatuagem, mini-gincanas, jogo de futebol, danças, bambolê, pular corda,...
       Observamos que os dias que aconteceram essas oficinas as crianças permaneceram mais calmas, divertiram-se, participaram com espontaneidade e alegria e diminuiram muito os atos de agressões e violência.



       Valeu a experiência e contamos com a disponibilidade dos alunos da manhã para que possamos dar continuidade a experiência positiva.
                                                                                                             Mônica Mazzutti Colognese  

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Viver e Conviver Bem

     " O método para se trabalhar valores morais com crianças de cinco anos ou mais se apoia na importância da interrogação bem proposta e desafiadora exercida por adultos (pais, professores ou outros) designados mediadores e em seu poder de transformação mental através da provocação de debates e internalização da linguagem do sujeito. Esse método se opõe ao convencional "aconselhamento" ou à "explanação verbal" sobre valores que possuem certamente algum significado, mas que por não internalizar linguagens que se transformam em pensamentos não formam memórias conscientes, não se ligam ao desejo da ação."
Celso Antunes